Lista de alimentos tóxicos:
Chocolate, álcool, tabaco, batata verde, abacate, cebola, alho, cebolinha, café, chá, uvas e passas, macadamia, noz moscada, amendoim, leite, derivados de leite, ovo cru, carne crua, carambola, pães, massas, balas, confeitos e outros alimentos contendo xilitol.
Dra. Yara Ribeiro Ramalho
24/03/2019
Dar aquela coceirinha de vez em quando é normal, mas se seu cão está se coçando com muita frequência, algo pode estar errado!
Existem várias causas que podem estar relacionadas com a coceira:
Pulgas e carrapatos não são novidades para ninguém! O carrapato causa muita coceira no animal, além de transmitir hemoparasitoses (doenças do carrapato), que podem trazer conseqüências muito sérias no animal, podendo levá-lo a óbito. As pulgas podem parecer inofensivas, mas na verdade alguns cães têm maior sensibilidade com a saliva da pulga, podendo desencadear uma reação alérgica muito intensa, além de que a pulga pode ser ingerida acidentalmente, levando ao desenvolvimento de parasitas intestinais.
A alimentação muitas vezes está relacionada. Chamamos de hipersensibilidade alimentar.
Algumas plantas (grama, pólen das flores), produtos de limpeza (água sanitária, removedor), alguns tipos de xampus, e até mesmo o amaciante que é usado na lavagem das roupinhas de cama. Chamamos de dermatite de contato.
Banho sem a secagem com secador, que desencadeia o aparecimento de fungos.
Ácaros como a sarna demodécica (não contagiosa) e sarna sarcóptica (contagiosa).
Devemos lembrar que o excesso de coceira lesiona a pele, que é uma porta de entrada para bactérias, podendo causar uma infecção bacteriana secundária.
Todas essas causas devem ser diagnosticadas e tratadas corretamente por um Médico Veterinário.
Agende uma consulta! (19) 99530-5287 |www.yararibeiroramalho.com.br